logo_bodhidharmaN

sobre nós

cropped-logo_bodhidharmaP.png

A nossa escola de Karate Tradicional iniciou em 1974, quando o Sensei Gilberto começou a dar aulas para um grupo de alunos no campus do Centro Politécnico da UFPR e depois na Sociedade Universal. Em 1979 iniciaram os trabalhos na primeira academia montada especificamente para aulas de Karate e Yoga na Av. Comendador Franco, 2741. A primeira sede própria foi comprada em 1983, também na Av. Comendador Franco, 2856 (onde hoje é um restaurante japonês) mantendo as atividades anteriores e com um grande aumento de alunos. Em meados de 1986 foi finalizada a construção da sede atual, a oferta de atividades foi aumentada, mas tendo sempre como carro chefe o Karate.


O NOME DA ACADEMIA FOI DADO EM HOMENAGEM AO MONGE INDIANO CHAMADO BODHIDHARMA, CRIADOR DO ZEN BUDISMO E UM DOS PRECURSORES DAS ARTES MARCIAIS DESENVOLVIDAS NO MOSTEIRO SHAOLIM (CHINA), QUE DERAM ORIGEM AO KARATE QUE PRATICAMOS ATUALMENTE. 

como trabalha

nosso time

Nossa escola está filiada a Federação de Karate Tradicional do Estado do Paraná FKTPR, que é vinculada a Confederação Brasileira de Karate Tradicional – CBKT. A CBKT está filiada a International Traditional Karate Federation - ITKF, que é a instituição que rege o karate tradicional a nível global (itkf.global). Temos como base de suporte para o aperfeiçoamento e motivação contínua dos alunos a efetivação de:

Seminários e cursos teórico-práticos

Palestras integrando princípios das artes marciais,  desenvolvimento psicoemocional, valores humanos e cidadania

Fornecimento de material de apoio didático

Exames de graduação

Atividades sociais e ecológicas

Suporte em psicologia do esporte

Torneios e competições

arte1

A ACADEMIA BODHIDHARMA SEMPRE FOI UMA GRANDE FAMÍLIA E AO LONGO DESSES 48 ANOS DE HISTÓRIA FORMAMOS INÚMERAS PESSOAS DO BEM, CENTENAS DE FAIXAS PRETAS E DIVERSOS CAMPEÕES BRASILEIROS, PANAMERICANOS E MUNDIAIS. SEGUEM ALGUNS DOS NOSSOS CAMPEÕES INTERNACIONAIS: 

Primeiro atleta paranaense a participar de campeonatos mundiais: Antonio Sergio Palu Filho (1992).

Campeões Panamericanos: Nelson Santi (2001 e 2003) e Celso Ogasawara (2001).

Vice-Campeões Mundiais: Nelson Santi (2000) e Ramoci Leuchtenberguer (2000).

Campeões Mundiais: Giordana de Souza (1994), Ricardo Buzzi (2002,2004, 2006 e 2010) e Vinicius Pinto (2004, 2006 e 2010). 

quem foi BODHIDHARMAa

cropped-logo_bodhidharmaP.png

Monge indiano que, em viagem à China, orientou os monges chineses na prática do yoga e rudimentos da arte marcial indiana, o que caracterizou posteriormente na criação de um estilo próprio pelos monges de shaolin -, é sabido, históricamente, através da tradição oral e escavações arqueológicas, que o kung fu já existia na China há mais de cinco mil anos. Da China, estes conhecimentos se expandiram por quase toda a Ásia. Japão e Coréia também têm tradição milenar em artes marciais.

 

Foi o monge Budista tradicionalmente associado com a transmissão do Chán (Zen) à China. Têm-se muito pouca informação contemporânea sobre a vida de Bodhidharma e narrações posteriores misturaram-se com lendas, mas a maior parte dos relatos concordam que ele foi um monge no sul da Índia que viajou para o sul da China e posteriormente mudou-se para o norte. Há divergências quanto à data de sua chegada, um relato antigo diz que ele chegou durante a dinastia Liu Song (420–479), ao passo que relatos posteriores dizem que chegou durante a dinastia Liáng (502–557). Atualmente aceita-se o início do século.